Pele Preta X Pele Negra

14:00Maya Meneghelli

 Por Gabi Almada

Diga negro, diga preto, diga não ao preconceito

Você já passou pela experiência de se sentir confusa com relação a qual termo usar ao se referir a uma pessoa afrodescendente?

Ou já se sentiu como se estivesse ofendendo alguém ao chamá-la de Preta? Ou negra?

Recentemente, em um vídeo de maquiagem aonde eu ensinava algumas dicas de como maquiar pele negra/preta me peguei constrangida. Estava representando a escola aonde dou aula, e fui maquiar modelos de uma outra empresa, e a mesma pediu que eu falasse "pele preta".

Confesso que foi muito difícil. Em todo momento parecia que eu a estava fazendo agressões verbais, isto porque sempre fui ensinada a dizer pele negra, e me recordo de sempre ficar chateada ao ouvir alguém chamar outra pessoa de preta.

Ao finalizar a maquiagem, e a equipe de filmagem se retirar do ambiente, me peguei sozinha com a modelo, de origem afrodescendente, e aproveitei o momento para perguntar se ela havia se sentido ofendida comigo, e como ela preferia ser chamada.

Ela explicou que não se importava com o termo que as pessoas se referiam a ela, e sim pela forma e entonação usado pelas pessoas.

Ainda incomodada com tudo isso, resolvi pesquisar sobre o assunto. Tenho amigas casadas com homens negros/pretos e fui perguntar para elas sobre situações já vivenciadas. Recolhi pesquisas também para chegar até aqui com certo conhecimento, e tudo isso para dizer que, basicamente, aqui no Brasil, ainda não há um consenso acerca do assunto.

Nos Estads Unidos, se você chamar algum negro de Nigger, você estará fazendo um insulto fortemente ofensivo. Nigger é uma derivação da palavra negro, e passou a ser usado de forma pejorativa, a partir de meados do seculo XX. Portanto, lá, todos usam a palavra Black, que significa Preto em nossa Língua.

Já aqui no Brasil, ainda não há consenso quanto a qual palavra se referir, e nem mesmo os afrodescendentes tem unanimidade.

A revista Afro Igualdade conversou com várias personalidades para discutir qual o termo o  correto e separei aqui algumas das opiniões.

MC Marcinho, cantor de funk diz "Preto é cor, negro é raça. Mas tudo varia da intenção em que é dita."

Kelly Alimah, modelo: "Não me ofendo em ser chamada de preta. Até porque se trata de uma coloração. Se tem a cor branca, tem a cor preta e não existe a cor negra..."

João Jorge, presidente do Olodum. Mestre em direito público, advogado e produtor cultural: "No Brasil atual, o uso da palavra negro ou preto não é o central da luta contra o racismo (...) Me parece mais uma armadilha para dividir e colocar uns contra os outros. Precisamos lutar contra o preconceito. Independente da palavra e sim para quem sofre os efeitos diretos e indiretos do racismo no Brasil."

Jamile Guedes, modelo e atriz: "O correto para mim é a palavra sem intenção de preconceito."

Gabriel Cezario, modelo: " O correto seria negro, mas não me ofendo em ser chamado de preto."

Diga preto, diga negro e diga não ao preconceito.

E não só existe dificuldade quanto ao termo correto usar, mas também muitas são as dúvidas com relação a maquiagem. A maior dificuldade que percebi é como encontrar o tom correto da base. Como fazer uma cobertura de pele perfeita. Separei aqui algumas dicas.

A primeira dica é:

1- Tenha mais de um tom de base para fazer misturinhas.

Lembrando que a pele negra/preta tem mais de um tom de cor na pele do rosto.

2- Com todo cuidado que temos com radiação solar, é importante lembrar que o tom do rosto é sempre mais claro que o restante do corpo, por isso precisamos ter cuidado para igualar o tom do corpo por inteiro. Se você escolher a base no tom exato do seu rosto, pode ser que ao finalizar a cobertura de pele, você fique com um aspecto "fantasminha", por isso teste sempre o tom e veja qual é o ideal para a harmonização com todo o corpo. Uma dica que gosto de dar é, escolha 1 tom da base que seja a cor do seu corpo (mais escuro) e 1 tom de base mais claro (que vai funcionar como iluminação) para o centro do rosto.

3- O pó deve seguir também o mesmo cuidado. Se você for usar pó compacto, escolha o tom exato ao seu tom de pele. Se optar pelo translúcido, escolha uma cor que não acinzente. O translúcido branco pode atrapalhar todo o resultado da sua maquiagem, e dependendo do tom da pele, o rosado pode dar o mesmo resultado negativo. Prefira os tons "banana" e "cenoura" (ambos com "fundo" amarelado). São os mais indicados para esses tons de pele.

4- Quanto mais forte for o marrom da pele, mais escuro o tom do blush deve ser para passar um efeito mais natural. Os tons mais indicados são os tons terrosos escuros, os rosa queimados, vinho, vermelho e bronze. Nenhum tom claro é recomendado para esses tons de pele pois podem acinzentar.

Essas são as dicas da semana.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima Coluna Beleza

Você também pode gostar

0 comentários

Bem vindo ao blog Chic Makeup - Cursos e Assessoria! É um grande prazer tê-lo(a) por aqui. Agradecemos o contato :) Volte sempre.

+ Visitados

Faça-nos uma visita

Fale Conosco