Body Positive

14:00Maya Meneghelli

 Por Thayla Simões

Body Positive – Aceitando que o padrão é não ter padrão! 

 

Quando falamos sobre body positive, qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça? Normalmente as pessoas visualizam uma mulher gorda, né? E o conceito também fala disso, mas não só. O body positive também é sobre homens. Sobre pessoas de nariz grande. Sobre marcas e cicatrizes. Sobre estrias. Sobre rugas. Enfim, Body Positive é sobre ser positivo com seu corpo da maneira que ele é. 


É sobre eliminar aqueles estereótipos criados pelo mundo da moda e pela ditadura da “perfeição” e se aceitar. É encontrar no próprio corpo aspectos positivos, e que por muito tempo foram chamados de “fora do padrão”. Hoje, o padrão é ser diferente. 

Eu mesma quando era bem novinha tinha várias questões com meu “nariz grande”, porque na escola as crianças faziam bulling e eu achava aquilo de ser diferente muito chato, afinal eu queria ter o nariz das minhas barbies. 


Com o tempo, eu fui começando a encontrar coisas que eu gostava em mim e fui deixando de dar importância àquilo que eu não gostava tanto, até que recentemente li uma matéria super legal sobre a Radhika Sanghani e me identifiquei bastante. Ela é uma jornalista britânica de origem indiana que dizia não se ver nunca representada nas campanhas da mídia, até que ela resolveu criar sua própria campanha, decidindo focar justamente naquilo que a tornava única. 


A campanha foi lançada no Twitter na época e chamava #SideProfileSelfiee ela fez tanto sucesso que logo tomou conta do instagram também, com mais de 3 mil fotos divulgadas com a hashtag. A idéia inicial da jornalista era apenas fazer um desafio pessoal, só que tanta gente se identificou, que acabou abrangendo gente de toda parte com o mesmo sentimento de aceitação, ou não aceitação, de seus narizes grandes. 

 

 

 

 

 

 

Um fato interessante, é de que antigamente narizes grandes simbolizavam poder e força, e as mulheres desejavam ter narizes cada vez maiores. Cleópatra, por exemplo, tinha um nariz grande e essa característica em sua imagem a ajudava a ser vista como uma mulher poderosa, sem contar que ela era vista como uma das mais belas de seu tempo.  Só que com o passar dos séculos, em busca da tal delicadeza feminina, os estereótipos mudaram, e a busca passou a ser cada vez mais por narizes menores e mais afilados. 

Em entrevista para a revista GraziaRadhika cita: 


“Os tempos estão mudando, a moda e a beleza estão se tornando mais diversas do que nunca. As passarelas estão repentinamente cheias de modelos plus-size, Hollywood está finalmente começando a entender a importância de representar todas as raças, e não é mais incomum ver um anúncio com uma modelo com necessidades especiais ou uma condição como vitiligo. Mas, apesar de tudo isso, eu sinto que o único tabu que ainda não foi quebrado é o nariz grande e isso não está certo.” 


Estamos em tempos novos. Tudo está se reformulando, principalmente os padrões de beleza. Não tem nada de errado em ser gordxmagrx, ter nariz grande, pouco seio, estrias. O que importa é se aceitar da maneira que você é. 


Inspiri-se em suas diferenças e venha comigo celebrar a diversidade! Bora? 

 

 

 

Você também pode gostar

0 comentários

Bem vindo ao blog Chic Makeup - Cursos e Assessoria! É um grande prazer tê-lo(a) por aqui. Agradecemos o contato :) Volte sempre.

+ Visitados

Faça-nos uma visita

Fale Conosco