Qual açúcar escolher?

15:00Maya Meneghelli

 Nutricionista Jhenifer Souza. 


O açúcar é um carboidrato simples, ou seja, é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, aumentando abruptamente a glicose no sangue e, consequentemente, também a insulina. Os níveis de glicose constantemente elevados, a longo prazo, podem ocasionar o sobrepeso ou obesidade, diabetes tipo 2, acúmulo de gordura corporal, dentre outras doenças. 

A principal diferença entre os tipos de açúcar é o processo de refinamento e a presença ou não de vitaminas e sais minerais. O refino é um procedimento utilizado para deixar o açúcar branco e retirar os resíduos da rapadura, no qual são utilizados alguns aditivos químicos, como o enxofre. Consequentemente, vitaminas e sais minerais são perdidos proporcionalmente à intensidade desse processo. 

A forma mais bruta do açúcar é o mascavo, que é proveniente do cozimento do caldo da cana. Suas vitaminas e minerais, como o ferro, são preservados. Possui sabor característico e intenso da cana-de-açúcar, coloração mais escura e é pouco solúvel. 

O açúcar demerara passa por processos de purificação e refinamento parciais e conserva parte dos seus nutrientes. Possui sabor, coloração e solubilidade intermediários ao mascavo e ao açúcar cristal. 

O açúcar cristal é a variedade formada por cristais obtidos a partir de processos intensos de purificação e cristalização, resultando em grande perda de seus nutrientes. Apresenta coloração transparente e alta solubilidade. 

O açúcar refinado é o açúcar de grãos brancos, finos e solubilidade ainda maior que a do cristal. É obtido por meio de processos de purificação e refinamento ainda mais intensos que o cristal e, consequentemente, valor nutricional ainda menor. 

O açúcar orgânico é obtido através da produção orgânica da cana-de-açúcar, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos. O processo de refino é semelhante ao do açúcar demerara, preservando parte de seus nutrientes. 

O açúcar light trata-se de uma mistura de açúcar refinado e adoçantes artificiais, com o objetivo de reduzir o conteúdo calórico em relação ao açúcar original. Contém uma grande quantidade de substâncias químicas e baixo valor nutricional. E, apesar de ter reduzida quantidade de calorias, ainda apresenta açúcar refinado, logo, não deve ser consumido por diabéticos. Além disso, em grandes quantidades, também contribui para o aumento de peso. 

Independentemente do nome ou tipo, trata-se de açúcar e, portanto, deve ser consumido com moderação. Evite o consumo dos açúcares que passam pelo processo de refinamento, pois além de perder nutrientes, possuem mais substâncias químicas prejudiciais ao organismo. Se você deseja perder ou manter o peso, lembre-se que, com exceção do açúcar light, todos apresentam o mesmo valor calórico. Além disso, todos eles, incluindo o light, quando consumidos em excesso contribuem para o ganho de peso, elevação rápida da glicose sanguínea e surgimento de doenças crônicas. 

Treine-se para retirar o açúcar dos seus alimentos. Reduza gradualmente a quantidade adicionada no café e nos sucos; evite refrigerantes, sucos de “caixinha” e biscoitos recheados, pois são ricos em açúcar; e substitua sobremesas doces por frutas. Habitue o seu paladar ao sabor natural dos alimentos!


Você também pode gostar

0 comentários

Bem vindo ao blog Chic Makeup - Cursos e Assessoria! É um grande prazer tê-lo(a) por aqui. Agradecemos o contato :) Volte sempre.

+ Visitados

Faça-nos uma visita

Fale Conosco