Qual a importância da água?

14:00Maya Meneghelli

Qual a importância da água?


Nutricionista Jhenifer Souza. 

A água é essencial para a vida. Ela constitui a maior parte do nosso peso corporal, podendo variar de 45 a 75%, a depender da idade e sexo, mas, em média, considera-se 60% para adultos.

A água participa de diversas funções do nosso organismo. Está presente de modo essencial na saliva, que ajuda na digestão dos alimentos, na produção da urina pelos rins e no sangue. Dentre diversas outras funções da água, ela também regula a manutenção da temperatura corporal por meio do suor e participa da absorção e transporte de nutrientes. 

Além do funcionamento do nosso organismo e manutenção de processos vitais, a boa hidratação também precisa ser levada em consideração por aquelas pessoas que desejam manter sua pele saudável, pois assim como outros órgãos, é composta por células e, por sua vez, as células têm água em sua composição. Portanto, se o organismo não recebe a quantidade necessária de água, essa falta de hidratação logo será percebida através de uma pele ressecada, áspera e sem elasticidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, irritações e infecções. 

E o envelhecimento precoce, que preocupa tantas pessoas? Esse processo também está ligado ao consumo de água. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense, a baixa ingestão de água causa desidratação na pele e diminuição de sua sustentação e consistência, o que a torna flácida e sem viço. Acrescenta-se ainda que a água favorece à excreção de toxinas e substâncias irritantes, que podem danificar e causar o envelhecimento da pele. Portanto, uma boa hidratação da pele não deve ser feita apenas por produtos estéticos, mas também deve ser feita por dentro, através da ingestão adequada de água diariamente. 

Estima-se que a necessidade de água para homens sedentários é de aproximadamente 2,5 litros por dia, podendo aumentar até 6,0 litros, em caso de atividades físicas ou temperaturas quentes. Alimentos ricos em água, como leite e a maioria das frutas, também podem colaborar com a quantidade hídrica ingerida no dia. Mas, cuidado com os alimentos ultra processados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e preparações instantâneas, pois são opções escassas de água. As bebidas industrializadas, como refrigerantes e bebidas adoçadas, como os sucos de “caixinha”, apresentam alta proporção de água, mas possuem excesso de aditivos, açúcares ou adoçantes artificiais em sua composição, tornando-os fontes inadequadas para hidratação. 

Uma opção para lembrar de hidratar-se é manter um copo com água ou garrafinha próxima à mesa de trabalho ou de estudo. A ingestão adequada de água diariamente pode proporcionar os seguintes benefícios: pele saudável e bonita, prevenir problemas renais, como pedras nos rins, manter a temperatura corporal adequada e auxiliar na eliminação de toxinas por meio da urina e da transpiração. Portanto, cuide da sua hidratação! 




Fontes: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Água, hidratação e saúde. 2016. Disponível em: . Acesso em 30 jun. 2020. Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cuidados diários com a pele. 2020. Disponível em: . Acesso em 30 jun. 2020. Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense. Veja quais os estragos que a falta de água pode fazer na pele das pessoas. 2020. Disponível em: . Acesso em 30 jun. 2020.

Você também pode gostar

0 comentários

Bem vindo ao blog Chic Makeup - Cursos e Assessoria! É um grande prazer tê-lo(a) por aqui. Agradecemos o contato :) Volte sempre.

+ Visitados

Faça-nos uma visita

Fale Conosco