Como conheci a Tricologia

05:25Camila Zanone

MINHA HISTÓRIA


Olá, tudo bem com vocês?

Me chamo Camila Zanoni e hoje vou contar um pouco sobre como eu cheguei até a terapia capilar e porque resolvi atuar nessa área.

Sou fisioterapeuta graduada pela EMESCAM desde 2013 e cabeleireira há quase 10 anos, atuo com Colorimetria na área da beleza e em 2012 fiz um retoque de mechas para o réveillon daquele ano, sempre tive 2 pontos de dermatite que pensava ser caspa e aparecia em momentos de stress, preocupações e outras alterações emocionais.

⚠️⚠️⚠️⚠️ No dia do retoque o profissional colocou o pó descolorante muito próximo ao couro cabeludo e usou uma marca de produto para o pó e uma para o peróxido de hidrogênio, sabe-se que não é indicado esse tipo de mistura pois os princípios ativos podem não se combinar e ocorrer problemas no fio e couro cabeludo como foi no meu caso.

Mas como profissional não quis intervir e nem “dar pitaco” no trabalho do colega, pois nós sabemos o quanto isso é chato e tem pessoas que não gostam. Afinal era meu cabelo ali e não queria maiores problemas com quem estava fazendo-o.

A proximidade do produto foi tanta que causou uma corrosão na pele e aumentando aqueles pequenos pontos de dermatite, estendendo-os para quase todo o couro cabeludo. A raiz do meu cabelo ficou alaranjada, o couro cabeludo agredido e o fio sensibilizado, pois foi aplicado produto onde já tinha descoloração.

Depois disso foram diversas visitas a dermatologistas para tratar essa situação que evoluiu para uma infecção bacteriana e eu tinha que lavar o cabelo 2x ao dia pois minava secreção das regiões afetadas. Levei 3 anos em tratamento e graças à uma médica, que ainda visava a saúde e não somente a estética e me atendeu sem cobrar nenhum real por conta da gravidade da situação e por não atender meu plano de saúde eu consegui a cicatrizar a pele, cessar o processo infeccioso e parar a queda de cabelo.

Em um curso conheci a Tricologia e Terapia Capilar e 2016 com uma profissional que veio do Rio de Janeiro dar um curso com a proposta de alisamento sem formol e isso me chamou atenção como profissional, não que eu queria fazer no meu cabelo pois sabia da situação do couro cabeludo e não poderia me submeter a químicas que encostassem na pele, mas uma proposta diferenciada para atender as minhas clientes.

Esse foi o primeiro contato que tive com a terapia capilar, me apaixonei de todas as formas, ali eu vi para que eu tinha vindo ao mundo e entendi como a fisioterapia me ajudaria no tratamento das futuras clientes/pacientes.

Hoje eu consigo manter meu tratamento sem uso de medicação, entendi também que não se trata somente do que está acontecendo por fora e sim de ver o ser humano como um todo, aprendi com a minha experiência como podemos melhorar enquanto profissionais cabeleireiros para manter a saúde do couro cabeludo e do fio das clientes e saber ainda detectar quando existe algo de errado ali que precisa de um olhar e um cuidado de um profissional habilitado para tal, enfim me redescobri na área da beleza e consegui unir a saúde a isso.

Sempre digo que tudo começa nos salões, se os profissionais de beleza se conscientizassem da necessidade de entender mais da saúde capilar, as químicas seriam mais bem-feitas e com menos danos a saúde tanto da cliente como do profissional.

Você também pode gostar

0 comentários

Bem vindo ao blog Chic Makeup - Cursos e Assessoria! É um grande prazer tê-lo(a) por aqui. Agradecemos o contato :) Volte sempre.

+ Visitados

Faça-nos uma visita

Fale Conosco